Meio&Mensagem
Content Lab Em parceria com Globo

Tecnologia e conteúdo a serviço da inovação

Na Globo, dados, insights e formatos disruptivos orientados a resultados potencializam a conexão entre marcas e consumidores

Jornada do consumidor, costumer centric, foco no cliente. São muitas as nomenclaturas que tentam definir o que está em jogo na nova relação entre marcas e pessoas — um contexto que apresenta desafios, mas vem acompanhado de inúmeras oportunidades. De um lado, relacionamento baseado em dados, que propicia uma oferta de comunicação mais assertiva. Do outro, ferramentas, processos e serviços que se propõem a otimizar e potencializar o alcance de uma marca. Diante deste contexto, a Globo vem se posicionando como parceira de negócios e facilitadora na oferta de insights para decisões de inteligência que envolvam marcas e agências.

Consumo de experiência
Se fossemos analisar a jornada de consumo como uma estrada que leva os consumidores ao destino proposto, a experiência seria o combustível que move esse consumidor. Para Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados da Globo, o consumo de experiência tornou-se mais importante do que a experiência do consumo.

Eduardo Schaeffer: “Hoje, o que gera mais interesse e valor não é consumir, mas poder usufruir”

“O mundo foi desenhado de forma que o sucesso estava ligado a conquistas relacionadas ao consumo. Hoje, o que gera mais interesse e valor não é consumir, mas poder usufruir”, afirma. A aquisição de conhecimento, por meio dos sentidos, é consolidada individualmente, ainda que possa ser vivenciada de forma coletiva. “A inovação exige entendimento sobre as pessoas. Precisamos conseguir compará-las, em termos de hábitos de consumo de conteúdo, de produtos e serviços”, afirma.

De acordo com Schaeffer, é dessa forma que a Globo consegue levar aos seus parceiros informação útil e alinhada às estratégias de negócios, de forma eficiente. “A empresa se movimenta por meio de uma análise profunda de números. A tecnologia permeia todo o nosso dia a dia. Já a usávamos com maestria na produção de conteúdo e no desenho da programação. Agora, a temos como parte integral também no desenvolvimento de ações com nossos parceiros do mercado”.

Negócios e transformação digital

Quando o assunto é inovação, escala é um conceito importante. E a junção entre tecnologia e inteligência permite que uma solução alcance um número cada vez maior de parceiros — uma lógica comum ao universo de startups e das big techs. Diante desta premissa, a Globo lançou, em junho, a plataforma Globo SIM, para ajudar o pequeno e médio empresário a impactar seu consumidor através da programação na TV. Uma ferramenta que se diferencia por proporcionar a inclusão e o desenvolvimento de toda a cadeia publicitária regional. Afinal, a entrada de novos anunciantes beneficiará também agências e produtoras, fundamentais para o trabalho estratégico de comunicação e propaganda.

Globo Ads
Para proporcionar entregas publicitárias cada vez mais completas, o Globo Ads permite que profissionais de agências e anunciantes reservem, planejem e comprem mídia na TV aberta e também na TV por assinatura.

UmaSóGlobo
Desde janeiro deste ano, a Globo passou a integrar as operações da TV aberta e dos seus canais lineares, do Globoplay e da Som Livre. Como parte desse processo, o modelo de atuação comercial da Globo foi completamente reestruturado, com a integração de todo o portfólio e o olhar cada vez mais estratégico e focado em dados. Com uma atuação comercial dividida por setores — bens de consumo, financeiro, automotivo, serviços e telecom, comércio e governo —, a mudança fortalece o ecossistema publicitário e as parcerias de negócios. “A atuação setorial traz um novo olhar sobre o mercado, fortalecendo o relacionamento da Globo com agências e anunciantes”, ressalta Manzar Feres, diretora comercial. “É uma forma de apoiar a evolução de toda a cadeia, a partir do desenvolvimento de projetos de comunicação eficientes, desenhados em parceria entre todas as pontas envolvidas”.

Manzar Feres: “A atuação setorial traz um novo olhar sobre o mercado, fortalecendo o relacionamento da Globo com agências e anunciantes”

Entrega multiplataforma
Por meio de produtos como Globo Max, Globo Impacto e T-Commerce, marcas garantem relevância em diversos momentos da jornada do consumidor

O crossmedia, responsável por distribuir uma mesma mensagem em múltiplos canais, compõe o leque de novas soluções comerciais oferecidas pela área de comercialização da Globo. Em julho, para o lançamento da nova versão do Fiat Strada, a Fiat colocou em prática uma estratégia de alto impacto via Globo Max, um serviço de entrega de mídia simultânea em diferentes pontos de contato entre marca e público-alvo.

A comunicação foi dividida em duas fases. A primeira deu-se durante live, feita por artistas, que conversavam sobre o vazamento acidental de um comercial com Elvis Presley. Enquanto o assunto esquentava nas redes sociais, a campanha do novo carro contou com veiculação simultânea no intervalo do Jornal Nacional, nos canais Globo da TV por assinatura, plataformas digitais e on demand da emissora.

Sergio Maria: “Agregamos uma estratégia de inteligência de dados, ancorada em conteúdo de qualidade”

De acordo com Sergio Maria, diretor de produtos e serviços e publicidade da Globo, a premissa para fornecer uma comunicação eficiente é acompanhar a jornada multiplataforma dos consumidores. “A Globo já vem atuando sob esse olhar há bastante tempo. Agora, agregamos uma estratégia de inteligência de dados, ancorada em conteúdo de qualidade”, conta. “Quando conseguimos colar a marca no relacionamento que o público tem com programas, ou até mesmo personagens da Globo, emprestamos nossa credibilidade e emoção para os atributos de campanhas”.

Campanhas always on
Com o objetivo de dar um passo mais contundente em direção às negociações comerciais sob uma perspectiva crossmedia, a empresa apresentou o Globo Impacto, também em julho deste ano. O produto inédito e exclusivo tem na garantia do impacto o seu principal diferencial.

Ao diminuir ainda mais as fronteiras entre a TV e o digital, anunciantes e agências agora podem contar, em um ambiente seguro, com uma entrega definida de impactos de suas campanhas. A solução possibilita ampliar a frequência e a efetividade de campanhas na TV aberta, com a distribuição de filmes nas manhãs, tardes e madrugadas da Globo. O lançamento nacional foi realizado em parceria entre Globo, VivaSix (unidade de business performance da agência DPZ&T), Natura e McDonald’s.

A criação da solução, de acordo com Sergio, deu-se por dois motivos: aproximar a TV do digital e criar uma linguagem acessível a todos: “Com o Globo Impacto, mostramos que os benefícios, entregas e custos da TV são semelhantes aos do digital, com campanhas always on. A televisão é um dispositivo que entrega conteúdo e fornece uma experiência importante. Simplificamos o processo para que profissionais de agência à frente do desenho de campanhas, por exemplo, consigam comparar laranjas com laranjas”.

Interatividade e conversão
Ao mesmo tempo em que assiste à TV Globo, o público já pode adquirir alguns produtos de desejo nos momentos em que são mostrados na tela. Em agosto, numa parceria com a varejista Casas Bahia e a agência Y&R, a empresa lançou um formato inédito de publicidade, o T-Commerce. Resultado da união das áreas de tecnologia e negócios da Globo em busca de projetos de comunicação com alto potencial de impacto, é uma solução completa e inovadora, que aproveita a interatividade, possibilitada pela TV digital, para a geração de leads com capacidade de mensuração de dados a curtíssimo prazo, trazendo inovação de ponta a ponta.

O T-Commerce foi apresentado, em parceria com Casas Bahia, no programa “É de Casa”

É um projeto capaz de, em pouco tempo, apresentar um produto, gerar interesse e levar o consumidor direto para a conversão. A estreia do T-Commerce foi realizada no programa “É de Casa”. O novo modelo, segundo Sergio Maria, pavimenta o caminho para o futuro das entregas publicitárias na televisão. “Com o T-Commerce, conseguimos reduzir os passos para a conversão para praticamente um clique”, diz. O formato, explica o profissional, consegue entregar um ganho importante para as marcas, que não precisam mais recorrer exclusivamente ao digital.

Integração e efetividade: conheça 5 iniciativas inovadoras da Globo


Plataforma de autosserviço focada principalmente em atender as necessidades de pequenos e médias empresas que queiram anunciar seus produtos e serviços na Globo plataforma de auto-serviço que oferece às agências de publicidade a possibilidade de planejar.


Plataforma de auto-serviço que oferece às agências de publicidade a possibilidade de planejar e comprar mídia na TV aberta e na TV por assinatura.


Entrega de mídia simultânea nos diferentes meios da Globo, TV aberta, TV por assinatura e Digital, oferecendo máximo alcance para o anunciante.


Produto que possibilita ampliar a frequência e efetividade de campanhas always on na TV aberta


Por meio desse produto, consumidores podem comprar itens via TV, ao mesmo tempo em que aparecem em programas da Globo

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