Desafios ainda maiores na comunicação e marketing
Novos hábitos de consumo criados a partir da acelerada transformação digital no varejo têm imposto novos desafios nas ações de comunicação e marketing
Novos hábitos de consumo criados a partir da acelerada transformação digital no varejo têm imposto novos desafios nas ações de comunicação e marketing
Por Fábio Vieira
A revolução no setor varejista realizada pelas startups com o uso de tecnologias e a implementação de plataformas inteligentes tem impactado o modo como essas empresas se comunicam com seu público-alvo. Os novos hábitos de consumo criados a partir da acelerada transformação digital no varejo têm imposto novos desafios nas ações de comunicação e marketing para atrair a atenção de um consumidor que está mais exigente e com hábitos diversificados para realizar uma compra.
“A população se acostumou a novas formas de consumo digital com mais opções, com melhores preços e muito mais conveniência. Se o varejo era um segmento extremamente competitivo, agora o desafio ficou muito maior”, avalia Patrícia Andrade, vice-presidente executiva, diretora-geral de Brasília e head of growth da WMcCann. “A expectativa por uma experiência cada vez mais fluida se tornou uma exigência dos consumidores e as empresas que não corresponderem ficarão pelo caminho”, alerta.
Com esse desafio, as estratégias das empresas incluem desde ações tradicionais, como expor suas novidades em eventos, a iniciativas que incluem o uso de tecnologias para engajar seus consumidores. Esse é o caso da Amaro, que há dois anos lançou a Mara, uma modelo e influenciadora virtual que tem atraído parcerias com marcas como L’Oréal para a divulgação de novos produtos na plataforma da startup. A ação contou com um desafio digital voltado para a mudança visual da personagem cuja interação atingiu um milhão de seguidores.
“Além de interatividade entre cliente e marca, as ações da Amaro buscam envolvimento entre a empresa e o cliente para atingir, consequentemente, maiores vantagens competitivas”, comenta Denise Door, diretora de marketing da Amaro.
Tecnologia também é utilizada pelo GetNinjas para conectar as pessoas aos seus serviços. A partir da parceria com a Market4u, rede de mercados autônomos instalados em condomínios residenciais e comerciais, a empresa consegue impactar as pessoas a partir de comunicações no aplicativo da rede varejista ou por meio de QR Code em banners, que levam os clientes direto à página da startup.
Empresas como OLX, Dafiti e Olist investem em influenciadores como estratégia para alavancar seus negócios. A OLX apostou na jornalista Nathalia Arcuri para divulgar conteúdos educativos focados na geração de renda a partir de vídeos, e-books e planners. Para a unidade de negócio ZAP+, a empresa escolheu Gil do Vigor e o humorista Paulo Vieira para protagonizarem uma série de conteúdos voltados para alugar, comprar ou investir em imóveis.
Para o Olist, cuja atuação é voltada para PMEs, o objetivo das ações com influenciadores é gerar negócios e aumentar o reconhecimento da marca no mercado. Já para a Dafiti a estratégia com influenciadores digitais visa promover as últimas tendências de moda, divulgar produtos e estimular o desejo de compra nas pessoas. “Com isso, além de oferecermos moda e marca de forma mais íntima e humanizada para nossos clientes, conseguimos gerar interesse para conversas, para novidades e para que eles possam incorporar mais opções em seus guarda-roupas”, afirma Aline Mori, CMO da Dafiti.
Outras empresas apostam em ações off-line para atingir seus públicos, como os eventos. A Keepconn, por exemplo, estará com um estande na próxima semana durante a Latam Retail Show, considerado o maior evento para o setor varejista na América Latina. Já a VTEX promove o VTEX Day focado na transformação do comércio digital. “Investimos no conteúdo de alta qualidade deste evento visando a geração de relacionamento e novos negócios com diversos setores do mercado”, explica Erick Buzzi, vice-presidente sênior de vendas, marketing e alianças da VTEX Brasil.
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